EsSA

A Escola de Sargentos das Armas (EsSA), localizada em Três Corações, MG, forma sargentos para atuar na linha de frente do combate, focando nas seguintes especializações: Artilharia, Infantaria, Cavalaria, Engenharia e Comunicações.
O ano de instrução é dividido em dois períodos: o Período Básico (PB), sob a coordenação da EsSA, com duração de 34 (trinta e quatro) semanas, é desenvolvido nas unidades do corpo de tropa em diversas cidades espalhadas no Brasil. Ao final do PB e conforme seus méritos, os alunos fazem a opção pela Arma (Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia ou Comunicações) em que desejam ingressar. O Período de Qualificação é desenvolvido de forma centralizada nas instalações da EsSA, em Três Corações, e é composto de 43 (quarenta e três) semanas, nas quais o aluno recebe instruções específicas da Arma escolhida.

Pré-requisitos

  • Ser brasileiro nato ou naturalizado;
  • Do sexo masculino ou de ambos (somente para a área de Saúde e Música);
  • Ter no mínimo 17 e no máximo 24 anos de idade ou 26 anos para as áreas de saúde e música. Todas as idades serão referidas a 31 de dezembro do ano da matrícula;
  • Ter concluído o ensino médio, ou concluí-lo até a data da matrícula.

Etapas do concurso para a EsSA

O concurso de admissão para a matrícula no CFS terá as seguintes fases:
1ª fase: composta pelas etapas de exame intelectual, valoração de títulos, inspeção de saúde, exame de aptidão física e exame de habilitação musical, para os candidatos da área Música aprovados (aptos) nas etapas anteriores e convocados para este exame prático;
2ª fase: revisão médica e comprovação dos requisitos biográficos dos candidatos, de caráter eliminatório, quando de sua apresentação nas OMCT.
O EI (Exame Intelectual) costuma ser aplicado no final de setembro para todos os candidatos, sendo constituído de 4 (quatro) partes para as Áreas Geral/Aviação, e 5 (cinco) para as Áreas Música e Saúde, valendo cada uma de 0,000 a 10,000.
As partes da prova, referentes aos assuntos de cada matéria abordada no exame, são as seguintes:

  • 1ª parte – Matemática (12 questões objetivas);
  • 2ª parte – Português (12 questões objetivas);
  • 3ª parte – História e Geografia do Brasil (12 questões);
  • 4ª parte – Teoria Musical (12 questões objetivas), somente para os candidatos da Área Música, ou de Conhecimentos Específicos de Enfermagem (12 questões objetivas), somente para os candidatos da Área Saúde; e
  • 5ª parte – Português (1 questão discursiva – redação).
  • Somente serão aprovados os candidatos que obtiverem, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) de acertos em cada uma das partes da prova, inclusive na questão discursiva de Português (redação).

Nosso curso preparatório

Somos especializados em concursos militares e oferecemos um completo curso preparatório para EsSA, exceto para disciplinas específicas de música e enfermagem.

O curso tem a duração de 5 meses, com início em março e término em julho, quando ocorrem os exames intelectuais.

As aulas acontecem no período da noite, das 19 às 22:15.


Nossas apostilas

As apostilas são elaboradas por uma equipe de professores especializados no concurso. O material contempla o conteúdo exigido com questões de exames anteriores.


Os simulados são aplicados periodicamente, com resultados e ranking on-line.
Os alunos aprendem em instalações confortáveis, num ambiente acolhedor.
Conte com nossa equipe treinada para ajudá-lo(a) a se tornar um sargento do Exército! Entre em contato conosco e obtenha mais informações.